O Município de Alenquer no Estado do Pará conta com vários atrativos turísticos entre os quais se destacam:

Cidade dos Deuses
Um sítio arqueológico conhecido e explorado por excêntricas formações rochosas esculpidas pelo vento, a Cidade dos Deuses é um dos principais cartões-postais de Alenquer e fica localizada a 31 quilômetros do centro da cidade. Seu acesso é através da PA-254 ate o km 16, a partir daí segue-se pela estrada conhecida como ramal dos 18 e segue-se um outro ramal que leva à Vila Tanque. O sítio é formado por grandes paredões espalhados pelo terreno. O relevo é do tipo alvo vertente, rocha tipo arenito. Sua vegetação é rasteira, com árvores raras. Na área que circunda os grandes afloramentos rochosos a vegetação é de mata secundária. O período melhor para visitação é de setembro a novembro.




Lago Curumú
O Lago do Curumú fica bem próximo ao município e é de grande extensão. Sua beleza nativa e sua mata estão bem preservadas, tanto que podemos avistar: jacarés, tartarugas, e aves de várias espécies. Uma vez por ano a Secretária Municipal do Meio Ambiente faz a soltura de tracajás (tartarugas) no Lago. O período bom de visitação é durante todo o ano. É ideal para observação da vida selvagem e canoagem.

Cachoeira Vale do Paraíso
Um dos atrativos naturais mais visitados no município, a Cachoeira Vale do Paraíso é a junção de três lindíssimas cachoeiras, refúgio de antigas tribos indígenas, fica a 63 km do município de Alenquer, pela PA – 254, no Km 45 pega-se o Ramal do Igarapé Preto. Um vale formado pela extinção de um rio, que com o tempo foi se transformando em um igarapé de águas cristalinas que corre sobre lajes de pedra e caem formando diversas cachoeiras. Destacando-se as cachoeiras do Paraíso (12 metros de queda), Véu da Noiva (18 metros de queda com poço próprio para mergulho com lanterna), e Preciosa (35 metros de queda livre, ideal para prática de rapel).No local existe uma pousada e consequentemente uma portaria principal, onde é cobrada uma taxa de entrada por pessoa. No local o visitante pode escolher entre tomar banhos de cachoeiras, fazer trilhas ecológicas ou rapel. Um bom período de visitação é de fevereiro a novembro, quando tem água na cachoeira. Ideal para observação da vida selvagem, arvorismo e outros.




Canyon
Distante 70 km da cidade, quase que inacessível e indecifrável, tao espessa é a cobertura vegetal que o preserva. Calcula-se que a garganta do “Canyon” de Alenquer tenha uns 300m de profundidade e outros 300 de largura, permitindo portanto que um avião de pequeno porte possa voar dentro dos limites de sua extensão, que atinge alguns quilômetros e que termina numa encosta muito íngreme, do centro da qual despenca uma cascata de 80m de queda livre. O Canyon existe há milhares de anos. A região é rica em pedras preciosas, principalmente ametista.

Praia de Iracema
Distando aproximadamente 3km do centro urbano, está localizada em propriedade particular. Possui aproximadamente 1 km de praia com areia e água de cor clara e vegetação de terra firme na orla. Há infraestrutura de apoio para os visitantes nos finais de semana (moradores de Alenquer). O acesso pode ser rodoviário ou fluvial, através dos rios ou igarapés.

Fonte: Prefeitura Municipal.